Como funciona

O que é e como funciona um servidor de Internet?

O termo “servidor de Internet” pode fazer com que algumas pessoas pensem em uma grande central, com milhões de cabos. Porém, ele é muito mais simples que isso: trata-se apenas de um computador, mas que tem uma potência muito superior a qualquer computador comum.

Essa potência toda é para que ele possa repassar para outros desktops conectados diversas informações. Uma empresa que faz domínio de sites, por exemplo, precisa de um servidor no qual todos os dados dos sites que administra estão. As redes sociais também possuem os seus próprios servidores.

Até aqui, tem-se explicado sobre os servidores de Internet que atendem a pessoas distintas e que podem estar em qualquer região do mundo. Todavia, tem-se um tipo de servidor um pouco mais restrito, que é o empresarial.

Os dados do sistema de cada empresa ficam no seu próprio servidor: é nele que o sistema de TI faz alterações sobre que sites são bloqueados e coisas assim e isso é mandado para cada desktop que utiliza aquele servidor.

Segurança

Ter um servidor é muito importante para que as conexões dos internautas e também as informações internas de companhias fiquem protegidas.

Afinal, o servidor utiliza sistemas de segurança para que somente as pessoas que são necessárias possam acessar: basta utilizar o servidor de um e-mail como exemplo. Ninguém que não tenha uma conta naquele provedor poderá acessar.

O mesmo acontece nos servidores dos provedores de site: é claro que todo internauta pode navegar, mas qualquer alteração, por exemplo, só pode ser realizada por quem tem um site ali e é preciso identificar-se.

Falando das empresas, também existe muita segurança nos servidores: os funcionários possuem um login para que utilizem as informações que seus superiores determinam.

No caso do servidor de Internet empresarial, também se mencionam outros tipos de benefícios, como ter relatórios mais completos sobre o que está sendo acessado na companhia, inclusive se existem funcionários que estão em sites proibidos.

O servidor faz com que as informações necessárias aos colaboradores fiquem disponíveis constantemente e, com isso, todos os segmentos da companhia ficam mais produtivos.

O setor de TI gerencia quando esse servidor precisa de atualização ou quando algum conserto se torna necessário: por causa disso, os reparos quando se têm um servidor de Internet são mais velozes e isso também concorre para haver mais produtividade.

O que é preciso para que se tenha um servidor de Internet?

É necessário que o computador em questão tenha as determinações de memória necessárias e que ele também possa guardar um número bem mais alto de informações do que é comum. Quando alguma empresa quer ter um servidor de Internet, ou um provedor precisa expandir o seu, deve-se selecionar equipamentos que já tenham sido feitos para ser servidores.

Há internautas comuns que escolhem ter um servidor de Internet em casa, normalmente porque trabalham com dados eletrônicos ou então porque jogam. Para isso, o investimento é grande porque um computador que tenha características de servidor é consideravelmente caro.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.