Como funciona

Para que servem as portas UDP e TCP?

As portas UDP e TCP são os meios de entrada e saída utilizados por serviços relacionados a sistemas operacionais e softwares que se comunicam com a rede de internet. Essas duas portas de computador são muito importantes para manter a comunicação entre computador e internet. Sendo assim, é fundamental que você conheça o funcionamento delas.

Neste post falaremos sobre o que significa cada uma dessas portas para o seu computador. Além disso, iremos aprofundar sobre as portas UDP e TCP em suas diversas características. Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre essas duas portas e para que elas servem:

O que é TCP?

O TCP é um protocolo que torna possível a comunicação com a internet. Esse tipo de protocolo é chamado de “Transmission Control Protocol“, que é o mesmo que protocolo de controle de transmissão. Isso significa que ele é o responsável por transmitir os dados do computador para a internet de um modo geral.

Esse protocolo é muito conhecido por fazer parte do TCP/IP, que é o protocolo utilizado na rede de internet. Confira a seguir as principais características desse importante protocolo de computador:

Garantir que datagramas IP sejam entregues

O protocolo TCP é responsável por garantir que datagramas IP sejam entregues sem alterações e na ordem correta como foram enviados. Essa função está entre as principais funções executadas pelo TCP. A garantia de entrega desses dados é uma função primordial para o protocolo TCP.

Garantir a entrega e o reagrupamento de blocos de dados

Além dos datagramas IP, o TCP tem como finalidade garantir o reagrupamento de grandes blocos de dados, alinhando-os de acordo com o sequenciamento correto mantendo a ordem dos segmentos de dados. Ou seja, ele desempenha a função de administrar e organizar os dados enviados nas comunicações entre computador e internet.

Autenticar dados transmitidos através de cálculos

O protocolo TCP também é responsável por manter a integridade e veracidade de todos os dados que são transmitidos entre computador e internet. Nesse caso, ele utiliza cálculos de soma para verificar a integridade de cada dado, autenticando a sua origem e destino. Todos os dados que passam por esse sistema de transmissão recebem uma verificação adequada contra alterações inadequadas.

Enviar mensagens positivas e negativas de acordo com os dados

A partir do recebimento de dados, o protocolo TCP faz uma varredura e identifica a origem e outras informações importantes do pacote de dados. Caso esse pacote de dados não esteja dentro dos padrões do protocolo, ele recebe uma mensagem negativa, que é enviada automaticamente pelo protocolo para o computador de origem. O mesmo acontece caso o pacote esteja de acordo com os padrões do TCP. Nesse caso, ele envia uma mensagem positiva confirmando o recebimento e a verificação dos dados.

Transmitir bancos de dados de forma segura em sessões

Considerado o mais confiável dentre os protocolos existentes para transmissões de dados, o TCP possui um sistema de sessões no envio e recebimento de dados. Por ser tão seguro, ele é indicado para entrega de dados confidenciais e importantes.

O que é UDP?

Considerado irmão do TCP, a porta UDP quer dizer “User Datagram Protocol“. Ele é um tipo de protocolo de computador simples, e por isso, um pouco menos confiável. Essa falta de confiabilidade ocorre pelo simples fato do UDP não contar com o mesmo funcionamento do TCP.

Ou seja, ele não se baseia em conexões para enviar ou receber dados. Sendo assim, ele não possui procedimentos que verificam o envio e o recebimento de dados de acordo com critérios importantes. De uma forma mais simples, essa verificação não é eficiente e nem mesmo é capaz de autenticar a integridade dos dados.

Diferente do protocolo TCP, quando o UDP identifica que um pacote de dados não foi recebido, ele não envia novas solicitações para que o computador envie os dados novamente. Sendo assim, a funcionalidade do UDP é um pouco mais rápida que a do TCP. Contudo, a agilidade dessa porta não significa que ela seja melhor, pelo contrário, ela torna a conexão mais vulnerável.

Mas isso também não significa que o protocolo UDP seja inútil para a usabilidade das conexões entre computadores pela rede de internet. Um exemplo de sua utilidade é a entrega rápida de arquivos que não oferecem riscos de serem corrompidos ou violados. Nesse caso, ele é o protocolo mais indicado para o recebimento e envio de dados.

Considerando esse fato, é importante lembrar que o UDP envia dados de forma rápida, mesmo que alguns desses dados sejam perdidos no meio do caminho. Como exemplo podemos citar os streamings de vídeos, onde há transmissão de vídeo pela internet. É comum observarmos que alguns dados do vídeo acabem “sumindo” durante a transmissão ao vivo.

No entanto, quando essa perda de dados ocorre de forma demorada ou ainda não chegam de nenhuma forma ao destino, há o congelamento de imagem. Isso acontece muito em transmissões de vídeo ao vivo, o que pode causar irritação para os usuários.

Principais características dos protocolos UDP e TCP

Como já mencionamos, o protocolo TCP tem como principal característica a integridade e a confiabilidade dos dados enviados. Já o UDP, tem como principal característica o envio rápido de arquivos. Veja como fazer o teste de portas abertas no site: https://testarportasabertas.com.br/

Os dois são utilizados para a transmissão de dados entre computadores, sendo que um deles entrega de forma mais efetiva enquanto o outro entrega de forma rápida. Dentre as funcionalidades podemos destacar as seguintes questões para cada um dos protocolos:

TCP

  • Entrega de dados confiável;
  • Entrega de dados de forma completa;
  • Verificação de dados recebidos e entregues;
  • Autenticação da origem dos dados recebidos;
  • Autenticação dos dados recebidos;
  • Envio de mensagens positivas e negativas relacionadas aos dados;
  • Entrega demorada, mas eficiente.

UDP

  • Entrega de dados de forma rápida;
  • Entrega de dados incompleta, podendo ter perda de dados durante a transmissão;
  • Não há verificações de integridade de dados recebidos ou entregues;
  • Sem comunicação de mensagens positivas ou negativas para os dados recebidos;
  • Não há verificações sobre a origem dos dados recebidos;
  • Entrega rápida, mas pouco eficiente.
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.