Smartphones

Smartphone: cinco dicas top de segurança

Com o papel cada vez maior da internet em nosso dia a dia, os smartphones tem ocupado um papel enorme em nosso dia a dia. Há muito tempo os telefones celulares deixaram de ser usados apenas para fazer ligações e passaram a centralizar todas as nossas tarefas.

Atualmente, um smartphone é praticamente um computador de mão. Com ele conseguimos mandar e-mails, fazer ligações, trocar mensagens com outras pessoas, fazer pesquisas e até mesmo criar documentos e enviá-los online. Desde que seja feita a limpeza do celular, eles duram anos como nosso assistente pessoal.

Mas, conforme os smartphones vão ganhando cada vez mais importância e inovações tecnológicas, mais aumentam os riscos de que nossas informações pessoais e financeiras possam ser roubadas por terceiros, afinal nossa vida está registrada em nossos celulares.

Para se proteger da ação de criminosos e garantir que você possa continuar usando seu celular sem se preocupar, reunimos cinco dicas incríveis de segurança que você pode adotar agora mesmo.

Use e abuse das senhas

Ao configurar seu smartphone, use e abuse de senhas. Coloque códigos, por exemplo, na tela de desbloqueio, em aplicativos, em documentos ou fotos. Ou seja, coloque senhas em absolutamente tudo o que puder.

Desta forma, você evitará o acesso indevido de informações importantes caso seu aparelho seja furtado, perdido ou roubado.

Proteja suas contas de armazenamento em nuvem

Tenha você um iPhone ou um Android, defina senhas antes de começar a salvar seus documentos na nuvem. Esse cuidado é extremamente importante, pois esses locais armazenam todas as suas informações.

Se um estranho acessar sua conta na iCloud no ou Google Account, por exemplo, terá à sua disposição dados pessoais, senhas de e-mails, fotos. Tudo aquilo que você considera importante.

Leia também:

Cuidado na hora de baixar aplicativos

Aplicativos de jogos, de músicas, para edição de fotos. As lojas da Apple e do Google oferecem milhares de opções para download. É possível inundar os celulares com aplicativos dos mais diferentes tipos.

Mas, antes de sair por aí baixando e instalando esses itens em seu celular, é importante verificar a veracidade deles. Afinal de contas, todos os dias inúmeros aplicativos com códigos maliciosos são inseridos nessas lojas, e é preciso colocar apenas um deles em seu celular para ter uma grande dor de cabeça.

Para ter certeza que o aplicativo que você pretende baixar é original, leia tudo o que puder sobre ele, desde recomendações até opiniões de outros internautas que já utilizaram esse serviço antes de você.

Fique de olho na hora de usar o Internet Banking

O Internet Banking foi, sem dúvida, uma das maiores revoluções da internet. Afinal, com um clique em um único aplicativo e conseguimos resolver problemas que antes só eram possíveis em um banco.

Com esse aumento de popularidade, no entanto, vem os riscos. Todos os dias vemos diversas pessoas se queixando de fraudes bancárias, apenas por terem acessado um site que, depois, descobriram não ser o do seu banco.

Por isso, caso você vá realizar qualquer operação financeira em seu celular, prefira sempre utilizar os aplicativos oficiais dos bancos. Além de garantir que suas transações estão protegidas, ali é possível manter contato com atendentes reais dos bancos.

Limite o acesso dos aplicativos ao seu aparelho

Alguns aplicativos, para que funcionem adequadamente, pedem acesso a determinados itens de seu smartphone, como a câmera ou o microfone, por exemplo. Para evitar brechas de segurança, preste muita atenção no que o aplicativo está pedindo, e avalie a real necessidade de fornecer esse acesso.

Se possível, proteja as informações antes de permitir que o aplicativo acesse partes de seu aparelho.

Gostaram das dicas pessoal?

Dúvidas e sugestões podem ser deixadas nos comentários!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.