Ferramentas Online

Speed test: Será que posso confiar?

speedtest

Speed test é a ferramenta mais utilizada para medir o desempenho de uma conexão com a internet, no entanto, devemos ter muito cuidado ao utilizar, pois existem fatores que podem contribuir para resultados incorretos que ocorrem na minoria dos casos.

Para saber se pode confiar no Speed test é preciso entender como ele funciona e o que pode afetar os resultados, a fim de prevenir os erros e ter um resultado preciso de acordo com o que a ferramenta oferece.

Como funciona o Speed test

O funcionamento do Speed test é bem simples.

Você acessa o site da ferramenta neste link e clica no botão que aparecerá na página.

Como regra, a latência da conexão é medida primeira, para fazer isso, um pacote de dados com o tempo é enviado para o servidor e espera-se que ele seja retornado. Quando recebemos o resultado do Speed test, comparamos com o horário atual para saber quanto tempo durou o atraso.

Para calcular a velocidade de download, o Speed test envia um arquivo ao usuário e a velocidade da transferência é medida. Devemos ter em mente que quando uma transferência começa há um período transitório em que a conexão é acelerada até atingir uma velocidade mais ou menos estável, que em teoria deveria ser a velocidade máxima que contratamos do provedor de internet.

O cálculo de upload feito pelo Speed test, utiliza os mesmos critérios e etapas mencionado no parágrafo anterior para avaliação do download.

Depois de avaliado esses três critérios principais, o speed test dará o resultado e Você poderá comparar com a velocidade de sua conexão contratada.

Veja mais:

Posso confiar no Speed test?

Painel speed test

O Speed test, como mencionado no início do texto, é uma das ferramentas mais utilizadas para avaliar se a sua conexão com a internet é rápida, e se você está recebendo pelo que contratou.

Mas, podem surgir dúvidas como: “A ferramenta Speed test é realmente confiável?”.

O teste de velocidade Speed test, dá ao usuário um resultado preciso e confiável, avaliando os três critérios mais importantes (latência, upload e download). Mas, é necessário se atentar a alguns critérios, antes de realizar o teste para evitar alterações.

Saibam quais são esses critérios que devemos seguir a fim de ter um resultado preciso e confiável através do Speed test.

Como podemos obter o resultado preciso no Speed test?

  • A primeira coisa que devemos fazer é desligar todos os equipamentosda nossa rede, exceto aquele em que vamos fazer o teste.
  • É preciso conectar o equipamento via cabo porque,  os links Wi-Fi têm uma série de fatores que podem limitar a banda larga de nossa internet.
  • Feche todos os programasque você pode ter aberto em seu computador.
  • Verifique se não há mais ninguém conectado ao seu

Observação:

Existem fatores externos, como congestionamento da rede e roteamento da sua internet entre várias redes, que podem afetar os resultados individuais, portanto é preciso fazer um teste em um horário que o tráfego de internet é menor e seguir as recomendações citadas anteriormente.

Após efetuar a avaliação no Speed test, pode aparecer uma pequena variação no resultado, exemplo, você contratou 10 megas e o resultado está entre 8 e 10. Isso é normal, mas se perceber que os valores estão muito diferentes do que contratou, o ideal entrar em contato com a provedora de internet para saber o que está acontecendo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.