Dicas de Tecnologia

Teclado parou de funcionar! O que fazer?

Apesar de o sistema operacional ter o seu próprio teclado, é claro que o teclado na versão física é mais confortável e permite que os internautas façam os seus trabalhos de maneira rápida. Além disso, muitas pessoas já digitam há tanto tempo que a posição das teclas se tornou uma coisa instintiva.

Dessa maneira, é um problema grande quando o teclado para de funcionar e isso pode ser notado de jeitos diferentes. Normalmente, ele deixa de ser reconhecido: quando o computador é ligado, a luz que indica que o teclado está ligado também não é acesa. No caso de ela acender, não se consegue escrever porque as teclas não funcionam. Além de o teclado não funcionar por inteiro, há alguns nos quais apenas algumas teclas param.

teclado não funciona

Por que o teclado deixa de funcionar?

Primeiro, é possível que o fio que conecta o teclado tenha se soltado um pouco da parte de trás do gabinete, atrapalhando alguns circuitos. É por isso que ele pode parar totalmente ou algumas teclas continuarem funcionando. Também é possível que algumas sujeiras estejam entre as teclas: isso é normal quando o indivíduo está habituado a comer junto ao computador.

Quando as sujeiras ficam no teclado, elas se acumulam exatamente abaixo das teclas, o que quer dizer que elas não podem “afundar” como deveriam, até o sensor de silicone. Por isso, o símbolo não aparece na tela. Ressalta-se que, quando se trata de alguma sujeira, o teclado indicará que está ligado normalmente.

Um terceiro motivo para que o teclado pare de funcionar é o computador, por qualquer erro de configuração, parar de reconhecê-lo. Nessa situação, a barra de tarefas costuma não mostrar o indicativo de teclado conectado e nem mesmo o símbolo de qual idioma está escolhido.

Como solucionar

A recomendação primária é que se desconecte o fio do teclado e conecte-se de novo. É importante reparar também se ele está partido ou se, ele foi amassado e, desse modo, pode ter-se rompido por dentro: sendo assim, o teclado precisará ser substituído.

Quando se trata de sujeira no teclado, costuma ser bem mais fácil: primeiro, deve-se virar o teclado para deixar que essas sujeiras caiam sozinhas, se elas não estiverem presas. No caso de o teclado continuar do mesmo modo, pode-se utilizar um aspirador e posicioná-lo em cima das teclas, deixando que a sucção do equipamento puxe as sujeiras do meio delas.

No caso de o aspirador também não dar resultado, será preciso que o internauta coloque o teclado em um espaço reto e que ele retire cada tecla, recolocando-a em uma mesa e na mesma ordem em que está no teclado. Quando todas as teclas forem retiradas, passe-se de novo o aspirador e também se limpa com cotonete molhado as partes que possam estar meladas, recomendando-se usar unicamente água.

Se o computador deixar de reconhecer o teclado, é preciso reiniciar; após, precisa-se ir ao painel de controle, exatamente na opção “teclado”, confirmar se o sistema indica algum componente conectado.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.