Empregos do Futuro

Tecnologia na indústria 4.0, o poder da automação e oportunidades de emprego

A previsão do tempo indica chuvas na semana que vem, o governo tem que aumentar as suas reservas de combustível em 5% até determinado período, o preço do leite deve subir até 2% no final de certa época, o fornecedor de insumos não conseguiu suprir a produção máxima.

Agora pense em comunicar todas estas informações citadas acima por meio da internet, através de apenas um banco de dados que possui as previsões de produção de etanol e de açúcar.

Ao contar com todas estas informações a algumas demais outras estatísticas, o cenário para que decisões sejam tomadas fica muito mais favorável.

A partir disso, o sistema toma como base a tomada de decisões e cria um setup automático das variáveis que estão relacionadas ao controle da produção.

Este setup tem o poder de realizar mudanças nos parâmetros das informações contidas no banco de dados, como por exemplo, aumentando a produção de etanol em até 5%, ou até mesmo realizar automaticamente a manutenção baseada em eventos. Ou seja, todos os processos serão automatizados. Esta é a indústria do futuro, conhecida como indústria 4.0.

Tecnologia na indústria 4.0

indústria 4.0

A indústria 4.0 nada mais é do que um conceito que teve o início de sua implantação em 2013, e que nasceu através de um projeto do governo alemão que tinha como principal intuito a criação de novas estratégias que aliassem tecnologia e os meios de produção.

Um dos principais pontos do conceito da indústria 4.0 é a nova era no que diz respeito ao âmbito das grandes revoluções industriais.

Até mesmo o básico da automação industrial já é capaz de conectar inúmeros aparelhos em um único sistema que tem a autonomia de controlar e agendar manutenções, antecipar erros em procedimentos de produção e até mesmo tomar medidas em caso de que ocorram mudanças inesperadas durante a fabricação dos produtos.

softwares de OEE que fazem o acompanhamento completo da produção na indústria.

A indústria 4.0 tem como principal objetivo chegar ao modelo de indústria automática e inteligente, tendo a adaptabilidade como uma de suas principais características. Além disso, a boa aplicação dos recursos e a integração de todos os componentes também são de extrema importância para a indústria 4.0.

A indústria 4.0 é baseada em inovações tecnológicas e que são criadas através de sistemas cibernéticos e outras tecnologias, que quando aplicadas em conjunto, tornam os processos de produção muito mais práticos e dão independência aos mesmos, fazendo com que os mesmos se tornem autônomos.

Como a indústria 4.0 abre mais oportunidades para profissionais da área tecnológica?

Os pontos fundamentais da indústria 4.0 são grandes inovações tecnológicas inventadas nos últimos anos, que são: a Internet das Coisas e Big Data, o software MES e o acompanhamento de dados precisos.

A Internet das Coisas tem como principal objetivo conectar aparelhos físicos e máquinas a rede mundial de computadores, sendo que esta, possibilita a troca de informações entre os aparelhos.

O big Data, por sua vez, tem a capacidade de descrever um grande volume de informações, sejam elas estruturadas ou não estruturadas que são obtidas através de programas.

A aplicação do Big Data na indústria 4.0 se da na qualificação destas informações, fazendo com que estas tenham muita importância para o seu negócio.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.